O Hemocentro Regional de Santa Maria abastece 16 hospitais da região e está sempre precisando de doações de sangue de todos os tipos. Os primeiros meses do ano são os mais críticos, devido ao período de férias, quando muitas pessoas saem da cidade e há uma queda no número de doações. Além disso, no mês de maio, poucas são as ações que incentivam esse gesto. Pensando em aumentar os estoques e, também, em incentivar que mais mulheres doem sangue, a instituição lançou a campanha "Mãe de Sangue".
O objetivo é que as mulheres venham doar. Que elas entendam que não precisam ser apenas mães biológicas, mas também mães de sangue de pessoas que elas nem conhecem, mas estão precisando diz a diretora do Hemocentro, Carla Coelho.
Ainda segundo Carla, o número de mulheres que doa é baixo se comparado ao número de homens. A média mensal do Hemocentro é de 850 coletas, e apenas 340 são de mulheres.
Marta Inês Simon Mostardeiro, 44 anos, e Cristiane Flores Gaspar, 46, são mães e resolveram aderir à campanha. Essa foi a primeira vez que Cristiane fez a doação, mas a intenção é continuar. Já Marta é doadora desde os 18 e, duas vezes ao ano, comparece ao Hospital Universitário (Husm) para aumentar os estoques da instituição:
Sempre faço doações quando tem necessidade na família e resolvi entrar na campanha.
As mulheres que quiserem participar devem se dirigir ao Hemocentro Regional (Rua Alameda Santiago do Chile, 35), ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar em um bom estado de saúde e, caso tenham tomado a vacina da gripe, deixar passar o período de 48 horas. Além disso, é preciso levar um documento de identidade para cadastro. Quem doar e autorizar pode ter uma foto publicada na página do Facebook do Hemocentro.
"